MERCADO REGIONAL DE LA MÚSICA
"EL NOA Tiene Que ANDAR"
Quebrada de Humahuaca,
9 a 11 de agosto - 2024 Argentina
El NOA tiene que andar e dar a conhecer a riqueza e a diversidade que hoje apresenta o cenário musical de todo o Noroeste Argentino. Para tal, todos os anos o Mercado reúne prestigiados gestores, programadores e produtores nacionais e líderes internacionais da indústria musical.
El NOA tiene que andar é uma ponte de trocas, uma facilitadora de experiências e oportunidades para projetar a música da região a nível nacional e para o circuito internacional. Durante três dias intensos, a música se reúne no Mercado por meio de showcases, rodadas de networking, workshops, palestras e mesas de debates atuais, entre uma série de atividades.
Figuras importantes do cenário musical mundial celebram esta iniciativa com os olhos postos no Mercado; fique atento a tudo o que temos para mostrar da nossa Região: desde Nicolás Ribalet, produtor de indiscutível prestígio, programador do mais importante e antigo Festival de World Music do Japão - o Sukiyaki Meets The World - e Piotr Pucylo, Diretor do Festival Globáltica em Polónia, a Mercedes Caxaj da Global Toronto, Canadá e Stefan Schurter, da Deepdive Music na Suíça, entre muitos outros colegas em todo o mundo, irão desfrutar de todo o nosso potencial.
Os mercados musicais são uma prática reconhecida e comum no mundo, onde músicos profissionais independentes têm a oportunidade de dar a conhecer o seu trabalho aos diferentes players do setor de forma direta e eficaz, promovendo futuros negócios e contratações.
El NOA tiene que andar, já convertida no mais importante mercado musical independente da Argentina, busca se tornar especial a partir do núcleo familiar de amigos que a criou e a leva adiante. Mudar, ouvir e aprender para ensinar, declamar e gerar mudanças, fornecendo ferramentas.
Com mensagens claras e sinceras nos atos de gestão e produção, tentaremos chegar à comunidade que nos convida: músicos independentes em vias de profissionalização e/ou internacionalização, colegas de produção, técnica, programação, gestão privada ou pública, etc.
INFORMAÇÕES GERAIS
6 Províncias diretamente envolvidas: Jujuy, Salta, Catamarca, La Rioja, Santiago del Estero e Tucumán. Região que faz fronteira com 3 países: Bolívia, Chile e Paraguai, de onde nos visitam para fazer parte do encontro.
Até o momento, realizamos com sucesso três edições anuais regulares (Salta 2021, Jujuy 2022 e Quebrada de Humahuaca 2023) e edições especiais internacionais de verão todos os anos.
Participam artistas, produtores, gestores, programadores, empresários e dirigentes de todo o país e do estrangeiro, com resultados verificáveis - com apenas três edições - contratações, digressões e projetos artísticos que incluem crossovers internacionais nascidos do nosso Mercado.
Mais de 500 encontros agendados e coloquiais acontecem durante um fim de semana, entre artistas profissionais independentes com potenciais compradores e geradores de vínculos nacionais e estrangeiros.
Realizamos uma infinidade de atividades dentro do Mercado, incluindo mostras, showcases, dissertações, workshops, mesas de trabalho, mesas de debate e discussão, cocktails, amostras de luteria, amostras de livros com temas relacionados e múltiplas reuniões informais.
Nossas ações continuam ao longo do ano de forma presencial e virtual, atingindo mais de10.000 pessoas, desde conferências e apresentações de mercado nas mais importantes feiras musicais da Argentina, showcases no exterior, etc.
Trabalhamos diretamente com produtores de países tão diversos como Japão, Coreia do Sul, México, Brasil, Polónia, Suíça, Colômbia, Uruguai e Canadá, para citar apenas alguns. No caso do Japão, assinamos um acordo de troca de residências artísticas com o Sukiyaki Meets the World, o mais prestigiado e antigo festival de música mundial de todo o arquipélago.
Estamos presentes na MICA, BAFIM, SUKIYAKI MEETS THE WORLD (Japão), MICBR, EXIB MÚSICA, LA RIOJA MUSIC FAIR e vice-versa.
Contamos com o apoio e aval da ASIAr (Associação de gravadoras independentes da Argentina), ACMMA (Associação Civil de Gestores Musicais da Argentina. Nosso Diretor é referência de sua Comissão Federal), BAFIM (Feira Internacional de Música de Buenos Aires), MICA (Mercado das Indústrias Culturais Argentinas), Ministério da Cultura da Nação, Fundação Japão (dependente do Ministério das Relações Exteriores do Japão), entre outras organizações e Associações.
Estamos acompanhados de patrocinadores das mais diversas áreas: EDESA, CCU, Flecha Bus, La Francisca, Hotel Huacalera, Pirca Producciones, Pop Tours, CAEM, Altafonte, Humahua, CAPEC, Estudio SonoArt NOA, para citar apenas alguns.
Estamos realizando conversas para replicar nosso mercado em outras regiões, como Cuyo e sul do Brasil, para citar apenas duas.
Volte para cima